quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pupo conta: a história da calça jeans

 Meninas, tudo bem com vocês?

 Hoje não é a Mari que está escrevendo para vocês e sim um amigo do colégio. Fui convidado por ela para redigir uma matéria sobre curiosidades de roupas, as principais criações masculinas, femininas e unissex.

História da calça jeans

 Todo ser humano pode ter duvidado de qualquer pessoa que alega nunca ter vestido uma calça jeans, porém como e aonde surgiu a calça jeans? É para isto que estou aqui: responder essas perguntas.

 Tudo começa quando Strauss e Davis usam rebites num tecido de algodão.

 A história do Jeans está ligada a dois homens: Levi Strauss (1829-1902), um alemão que migrou para os Estados Unidos na juventude, e o menos conhecido lituano Jacob Davis (1834-1908), que, em 1854, mudou-se para os Estados Unidos.

 Em 1853, Levi Strauss se mudou para São Francisco, onde abriu uma empresa, até hoje muito conhecida, a Levi Strauss & Co. (conhecida atualmente como Levi’s), que vendia algodão. Também criou trajes de trabalho de lona resistente para os mineiros locais. Quando seu estoque do tecido se esgotou, Strauss começou a usar uma variedade pesada de algodão chamada sarja, mais tarde conhecida como brim. Um dos clientes de Strauss era um alfaiate, Jacob Davis, que também produzia calças. Seus clientes reclamavam que os bolsos das calças se rasgavam com frequência, por isso Davis inventou uma maneira de reforçar a borda dos bolsos e os fechos com rebites de metal. O sucesso foi imediato, mas Davis não tinha dinheiro para obter a patente, por isso procurou Strauss, que pagou pelo projeto. Os dois registraram uma patente conjunta da nova calça reforçada com metal no dia 20 de maio de 1973.

 Davis foi trabalhar para a Levi Strauss & Co., supervisionando a produção das novas calças, só que foram chamadas de jeans na década de 1960. Elas logo se tornaram populares e sua fama de melhores calças para trabalho se espalhou pelos Estados Unidos. Por volta de 1890, a validade da patente expirou, permitindo que qualquer empresa a produzisse. Ao mesmo tempo, a Levi Strauss & Co. batizou seu jeans com o número 501. O termo Levi’s, contudo, foi cunhado pelo público e depois registrado pela empresa.

Levi Strauss e o selo presente nas calças Levi’s.

 Espero que tenham aprendido bastante. Não tenho certeza como me despedir. Usarei a estrutura da autora Mari.

 Love,
 Gabriel Pupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário